quinta-feira, 18 de junho de 2009

Quarto Encontro

Retornamos ao TP 3 , unidades 9 e 10, alguns ainda estavam com algumas dúvidas em relação a gêneros e tipos textuais o que foi debatido, dado exemplos . Cada um pôde colocar suas idéias a partir de um estudo mais aprofundado procurando sempre relacionar com suas práticas pedagógicas.
Entreguei o texto “Gaiolas e Asas” de Rubens Alves, lemos e fizemos alguns comentários.
Todos puderam apresentar o Avançando na Prática, colocar suas dificuldades e a maior é a falta de tempo, todos reclamaram que 15 dias é pouco, mas sei que quanto mais estudarem os TPs e discutirmos isso deixará de ser um problema.
Entreguei uma cópia da representação do contínuo dos gêneros textuais de Marcuschi, conversamos sobre o mesmo.
Iniciamos as unidades 11 e 12. Os professores já tinham estudado em casa, feito as atividades. Pudemos discutir melhor sobre os tipos textuais, cada grupo debateu, fizeram cartazes e depois fechamos com o grupo maior, sempre debatendo, tirando dúvidas, dando exemplos.
Também desenvolveram a Oficina 5 e apresentaram.
Entreguei um quatro de “Questões para avaliar as produções textuais”, onde poderá ajudar na hora da avaliação com as produções dos alunos.
Fizemos um breve comentário sobre nosso próximo encontro.
Gêneros / TiposTextuais na Escola
Os próprio Parâmetros Curriculares Nacionais retratam da importância dos gêneros e tipos textuais, estas formas relativamente estáveis que definem a culturra de um povo. Nos gêneros textuais encontramos todas as formas da língua portuguesa, seu léxico, semântica, vocabulário, enfim tudo que se faz necessário para que o educando aprenda a ler " as coisas do mundo", como bilhete, receita de bolo, bulas de remédio, charges, poemas , enfim esta variedade onde todos os seres humanos convivem,esta heterogeneidade, narrativa,descritiva, expositiva, argumentativa, injuntiva que faz com que os educandos percebam a importância de saber olhar e ver.
Vale salientar que os textos litarários e não-literários também são bastante distintos em suas várias concepções, conforme cada autor e os alunos precisam aprender a fazer tais distinções, e assim compreender a multimodalidade de tudo que o cerca, na forma oral e escrita, pois a oralidade é muito importante para se aprender a escrever e falar de maneira formal e informal, como por exemplo, ninguém reza por escrito, apenas oralmente. A internet também tornou-se um forte veículo de informação e as pessoaas, incluindo os alunos perceberam que nesta modernidade diferentes formas de interagir linguisticamente surgiram e há muitas identidades sociais, fazendo parte desta massa humana, chamada vida, pois os gêneros textuais circulam no cotidiano de todos nós e há que se aprender em meio a tantas palavras, essas vivas, tristes, alegres, capitalistas, românticas.... essas que em meio a tantos sons, nos fazem viajar através dos anos, nos ensinando a cada dia esta arte cheia de arte que é a vida vivida em palavras.


Apresentação dos Avançando na Prática







Nenhum comentário:

Postar um comentário