terça-feira, 13 de outubro de 2009

Décimo-quarto Encontro

Iniciamos o encontro com o vídeo O Saber e o Sabor- MEC/UNESCO. Fizemos uma reflexão, usamos a nossa memória para lembrarmos de fatos que nos ajudaram hoje estarmos em sala de aula e discutimos da importância que é o nosso aluno.
Voltamos as Un. 5 e 6 da TP2, cada grupo leu, discutiram ,debateram, contaram experiências e apresentaram ao grande grupo.
Lemos juntos o texto "Osarta" da pag. 27 e 28 e o texto " A Escola de Vidro" e fizemos algumas comparações, reflexões sobre os dois textos para situar a nossa prática pedagógica hoje, já no final do programa Gestar II, o nosso aluno pode ainda estar isolado, de jeito nenhum, ele e nós precisamos estarmos interagindo com tudo e com todos.
Lemos o texto "Na gramática da Escola Cidadã todo o verbo é transitivo".e discutimos.
Cada grupo precisava planejar como trabalhar a gramática em sala de aula e apresentar para os demais.
Passei o vídeo " O Assalto" , discutimos sobre como o ensino prescritivo tem sido previlegiado nas escolas e de como se deve ser o ensino de Língua Portuguesa e o que faz com que alguns professores não alterem sua metodologia ao ensinar a L.P.





                                                             Cursista Adriana Guzzi

          O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA


Um fator de grande importância quando fala-se em ensino e aprendizagem é o fato de o professor, independente da matéria ou de série que atue, levar em consideração o conhecimento que este aluno possui.
Quando o professor não aproveita esse conhecimento que o aluno traz, ele está o afastando de sua realidade e essa atitude implica no aprendizado do mesmo, pois quando o ensino une realidade, ou seja, conhecimento de mundo com o conteúdo, está sempre acontecendo uma ampliação de conhecimento e não se está sempre começando do nada.
É preciso que o professor faça com que os seus alunos percebam que a linguagem é parte integrante de suas vidas, que é indispensável dentro e fora da escola, pois é através dela que se adquire conhecimentos pertinentes a qualquer área do saber e é com esta mesma linguagem que o indivíduo se torna participativo na sociedade.
O estudo da gramática também é fundamental, porque é com ela que se facilita a obtenção de conhecimentos sobre linguagem e seu uso em situações diversas, mas isto tudo com muita cautela, sendo que o professor deve ter o cuidado para não transformar sua aula de Língua Portuguesa numa apresentação interminável e maçante de definições, termos, exceções e listas para serem memorizados.
As aulas de Língua Portuguesa devem estar voltadas para um estudo em conjunto, ou seja, trabalhar gramática juntamente com a leitura e a produção textual, mas para isso o professor deve fazer uso dos mais variados textos, textos estes que representam a linguagem numa forma clara e correta, como por exemplo: propagandas, tiras humorísticas, matérias jornalísticas, enfim textos diversos que resultem numa exemplificação mais eficaz do uso correto da nossa língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário