terça-feira, 13 de outubro de 2009

Décimo-quinto Encontro

Iniciamos com o vídeo do livro " Galileu Leu" e fizemos uma reflexão, com a nossa prática em sala de aula.
Cada cursista entregou o material para a elaboração do jornal GESTAR II - VIDEIRA.
Apresentaram os avançando na prática.Passei os slides sobre arte: Klassika e comentamos.
Separamos os grupos para dicutirem as Un 7 e 8 da TP2.Apresentaram para o grande grupo.
Depois cada grupo deveria escolher um Avançando na Prática dos 12 propostos e elaborar uma atividade prática.
Entregaram os portifólios para que sejam analisados também pela nossa coordenadora.
Fizemos uma prévia do nosso próximo e último encontro que será para apresentarem os resultados dos projetos e uma avaliação final. Depois do último encontro teremos um outro que será uma confraternização, convidaremos o secretário da educação, diretores de escola para entregarmos o jornal GESTAR II e para conhecerem um pouco mais do nosso trabalho em sala de aula e em nosssos encontros.
Cada professor também ganhou como passagem pelo seu dia uma camiseta oferecida pela Secretaria Municipal de Educação como um agradecimento pelo enganjamento e seriedade nessa proposta.



    
               O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA


Um fator de grande importância quando fala-se em ensino e aprendizagem é o fato de o professor, independente da matéria ou de série que atue, levar em consideração o conhecimento que este aluno possui.

Quando o professor não aproveita esse conhecimento que o aluno traz, ele está o afastando de sua realidade e essa atitude implica no aprendizado do mesmo, pois quando o ensino une realidade, ou seja, conhecimento de mundo com o conteúdo, está sempre acontecendo uma ampliação de conhecimento e não se está sempre começando do nada.

É preciso que o professor faça com que os seus alunos percebam que a linguagem é parte integrante de suas vidas, que é indispensável dentro e fora da escola, pois é através dela que se adquire conhecimentos pertinentes a qualquer área do saber e é com esta mesma linguagem que o indivíduo se torna participativo na sociedade.

O estudo da gramática também é fundamental, porque é com ela que se facilita a obtenção de conhecimentos sobre linguagem e seu uso em situações diversas, mas isto tudo com muita cautela, sendo que o professor deve ter o cuidado para não transformar sua aula de Língua Portuguesa numa apresentação interminável e maçante de definições, termos, exceções e listas para serem memorizados.

As aulas de Língua Portuguesa devem estar voltadas para um estudo em conjunto, ou seja, trabalhar gramática juntamente com a leitura e a produção textual, mas para isso o professor deve fazer uso dos mais variados textos, textos estes que representam a linguagem numa forma clara e correta, como por exemplo: propagandas, tiras humorísticas, matérias jornalísticas, enfim textos diversos que resultem numa exemplificação mais eficaz do uso correto da nossa língua.
                

                                                      Cursista Mirian Dellani









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