quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Décimo- segundo Encontro

Iniciamos com uma mensagem. Iniciamos uma conversa sobre os resultados das provas do GESTAR II que foram aplicadas nas escolas pela nossa coordenadora Mara Secchi, comentamos também sobre a provinha Brasil, como cada professor está preparando seus alunos para essas provas, fizemos uma análise do que os alunos ainda têm dificuldades, do que já melhoraram, o que precisamos fazer, abordar nas aulas para conseguirmos um melhor resultado. Traçamos alguns objetivos para tentar melhorar os resultados.
Os professores apresentaram seus avançando na prática. Dei uma olhada em alguns relatórios dos projetos que estão praticamente no final, fiz algumas constatações e debatemos algumas melhorias, sempre um dando uma opinião para ajudar o outro.
Desenvolveram a Oficina 1, da página 169/170 e apresentaram.
Dividimos as Unidades 3 e 4 por grupos, que discutiram os assuntos, interagiram,tiraram dúvidas e como atividade preparei algumas perguntas sobre esses assuntos e coloquei numa caixinha, fizeram uma grande roda e passamos a caixinha ao som de uma música, toda vez que a música parava alguém tirava uma pergunta e respondia, às outras pessoas complementavam, davam suas opiniões.

Cursista Vânia Frizzon
       Leitura e escrita na sala de aula

Saber comunicar-se por escrito é condição essencial para uma participação social mais plena. Porém, o que se pode constatar nos indivíduos em geral é uma dificuldade significativa na escrita de detarminados gêneros mais formais.
Percebe-se pois, que as crianças iniciam a aprendizagem da escrita e leitura fora da escola, nas mais diversas situações, porque a escrita está presente no meio social em que vive.
A leitura tem cada vez menos lugar no cotidiano brasileiro. Em casa, o material escrito a que o aluno tem acesso é muito pobre. Por outro lado, o mundo moderno realiza um apelo constante aos recursos gráficos, seja através de escrita ou da imagem.
Mesmo antes de entrar na escola, os alunos têm larga experiência com o mundo letrado, pois é diário o contato com letreiros, outdoors, embalagens de produtos, sem falar na presença massificada da televisão (e em muitos casos, do computador) em grande parte dos lares brasileiros.
O trabalho com produção de textos tem como finalidade formar escritores competentes e capazes de produzir textos coerentes, coesos e eficazes. É preciso oferecer aos alunos inúmeras oportunidades de aprender a escrever com o máximo de perfeição possível.
Formar escritores competentes é ter uma prática contínua de produção de textos na sala de aula. Propor aos alunos que eles compartilhem desde a leitura até a produção do texto para assim formarem suas próprias idéias a partir dos textos lidos e comentados entre eles.
Agradável ou não, prazerosa ou não, a leitura é necessária e indispensável quando se trata de produção de textos. Assumir a condição de leitor é deixar fluir em nós a capacidade de dar sentido aos textos, colocando-os em linha reta com a nossa visão de mundo. Respeitando a opinião alheia, porém sabendo criticar positiva ou negativamente.
Através da leitura, o leitor desenvolve sua capacidade de raciocínio e organização de idéias, escrevendo com maior facilidade sobre aquilo que temos conhecimento prévio ou opinião formada.
Todo bom leitor é bom aprendiz e produz bons textos, esse é o fato mais importante para o êxito do aluno e do professor.
Para produzir os textos, o aluno sentirá necessidade de ler muitos outros para ver como se organizam, quais suas características, como é sua linguagem, que tamanho normalmente têm, com que tipo de letra devem ser escritos, como devem ser projetados nas páginas, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário