segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Nono Encontro

Iniciou-se com a mensagem Feliz Metade do Ano.
Passei os vídeos Hino Nacional Patrocinado e Hino do Brasil Aves do Brasil, dividimos em duplas e cada dupla apresentava uma atividade de como trabalhar o vídeo em sala, aproveitando a semana da pátria.
Trabalhamos com o texto "O FAX DO NIRSO" e fizemos juntos a reescrita do texto.Discutimos a questão de trabalhar sempre com a reescrita coletiva dentro da sala de aula.
Os parâmetros de revisão podem variar de acordo com as competências e habilidades que estejam sendo trabalhadas em sala de aula.
Em seguida passei o filme: Narradores de Javé, entreguei uma folha para cada dupla para discutirem as questões e depois uma abordagem geral.
Trabalhamos a atividade 20 do TP 06 da página 47 e 48.



Cursista: Elizete Terezinha Becher Pirolli
                           COERÊNCIA E COESÃO
Para que o aluno consiga expressar-se efetivamente através da Linguagem Escrita é indispensável que não se aproprie apenas do significado de palavras isoladas, mas da relação que elas estabelem dentro de um contexto.
A harmonia entre os fatores que integram um determinado texto é a qualidade da comunicação escrita. O texto não deve ser um amontoado de palavras ou frases soltas, é preciso coordenar as idéias através dos mecanismos:
Coesão promove o sentido entre as ideias que formam um texto, relacionando as peças que integram o texto, como conjunções, preposições e pronomes, advérbio, abreviaturas... ou seja é a organização entre todos os elementos que articulam as ideias em uma determinada produção escrita.
Coerência é a lógica entre as ideias exposta pelo escritor. Para manter-se coerente, basta saber que a ideia apresentada deve se relacionar ao todo textual, numa sequencia com as demais ideias, mantendo um elo de ligação com a progressão de argumentos e afirmativas capazes de atribuir continuidade de sentidos a um texto.
Deve se portanto fornecer aos possíveis leitores informações suficientes para que (re) criem o “mundo textual” o universo de significação pelo contexto. Por isso ao produzirmos um texto, não devemos proporcionar apenas as informações prontas, mas orientarmos para que o interlocutor recrie sua compreensão.
Para que a Linguagem escrita aconteça de forma coesa e coerente o escritor deve ter um conhecimento prévio, seja ele cinetífico ou não, o aluno na maioria das vezes não tem esse conhecimento o que dificulta a elaboração de um texto.
Cabe a nós professores de Língua Portuguesa subsidiar os alunos com informações relacionadas acerca do assunto a ser discutido no texto.




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